Relatório do Projeto Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública: Gestão Dialógica e Comunicação para a Gestão Escolas
Esse relatório apresenta os resultados do Projeto Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública: Gestão Dialógica e Comunicação para a Gestão Escolar, realizado no período de agosto de 2011 a março de 2012, mediante convênio entre a Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), com apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Estruturado em três Unidades de Aprendizagem, (1) Uma Escola Possível? Primeiros Consensos; (2) Enredamento: Pessoas, Processos e Contexto; (3) Construindo uma Nova Governança. Direcionado para profissionais das áreas de Comunicação e Gestão das Escolas e Centros Formadores, essa proposta teve como objetivo principal contribuir para a renovação do pensamento e da prática da governança no âmbito das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, através de um processo de qualificação das áreas e Comunicação e Gestão Escolar, envolvendo atores estratégicos dos Centros Escolares, de forma a ampliar a capacidade de cada instituição como agente ativo na implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, em articulação com os correspondentes Planos Estaduais de Educação Permanente.