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Visita técnica à ENSP pela Escola de Governo em Saúde do Município do Recife

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, os representantes da Escola de Governo em Saúde do Município do Recife estiveram presentes a convite da Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – RedEscola na Reunião do Grupo Condutor da RedE, onde puderam experienciar como são os processos de tomada de decisão dentro da RedEscola. Na ocasião eles também puderam receber das mãos da Coordenadora da STE RedEscola, Prof.ª Márcia Fausto, o Certificado de Pertencimento da ESR por seu ingresso recente à RedEscola.

O Diretor da instituição, Alberto Luiz Alves de Lima e a Chefe da Divisão de Educação na Saúde, Dara Andrade Felipe também participaram de uma visita técnica à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz, onde puderam junto a Serviço de Gestão Acadêmica (SECA) conhecer os processos de Gestão Acadêmica da instituição, como a sua Coordenação de Gestão Acadêmica de Lato Sensu e Qualificação Profissional, responsável pelos cursos de Pós-graduação em nível de Especialização e por cursos de Qualificação Profissional em nível de Aperfeiçoamento, Atualização e Formação Continuada ofertados na ENSP nas modalidades presencial e EAD

Ainda em visita a ENSP, os representantes da ESR conheceram o processo de desenvolvimento do Projeto Moodle na Rede, implantado em 17 instituições. A Coordenação de Desenvolvimento EducacionaI e EAD, responsável por esse processo também apresentou a programação de uma Oficina para Oficialização da implementação do Projeto junto a Escola.

Caracterizado como “transferência de tecnologia”, o projeto vai além ao promover a autonomia da instituição de ensino no uso de modelos pedagógicos próprios e de acordo com sua cultura institucional. Propõe tecnologias que estejam voltadas aos interesses educacionais da escola, buscando assim, romper com a tendência do uso instrumental e acrítico de recursos tecnológicos para a educação.
A RedEscola e a ENSP acreditam que esse processo de cooperação é crucial para promoção e integração de conhecimentos e práticas, garantindo uma formação mais abrangente e alinhada com as necessidades de cada instituição.

Esse fortalecimento impacta diretamente nas qualidades dos ser