Saiba como foi o 2º dia de Oficina Regional Sudeste - RedEscola
Encerramos hoje 26/06, o último dia da Oficina Regional Sudeste- RedEscola.
Esta Oficina é parte integrante das atividades propostas pelo Projeto Fortalecimento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SGTES/DEGES/MS ) e faz parte das atividades em comemoração aos 78 anos da ESP-MG , que desde 1946 atua na formação da saúde pública mineira e na construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
O dia começou com uma prática de automassagem, onde possibilitou um relaxamento coletivo preparando todos os participantes da Oficina para as atividades que se seguiriam pelo dia de hoje.
Na manhã no bloco onde seriam abordadas questões relacionadas aos sentidos e significados de educação pelo e no trabalho: experiências de instituições formadoras, contamos com as palestras dos seguintes Professores e respectivas temáticas:Sentidos da Educação Permanente em Saúde em experiências de formação da ESP/MG por Amanda Nathale Soares da Coordenadora de Educação e Trabalho em Saúde da ESP/MG; Projeto de educação popular em saúde por Fabiano Ribeiro dos Santos, Diretor do Instituto Capixaba de Ensino e Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI); Integração entre Ensino, Serviço e Comunidade por Patrícia Araújo Soares, Diretora da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde de São Paulo.
Ainda seguindo a lógica do compartilhamento de experiências e práticas das instituições formadoras tivemos a participação do Professor Gideon Borges dos Santos, Coordenador Geral do Lato Sensu e Qualificação Profissional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz falando sobre o Curso de Especialização em Saúde Pública – Modalidade EaD.
No contexto da Política Municipal de Educação Permanente e a descentralização nos Núcleos de Educação Permanente em Saúde Distritais (NEPS), contamos com a fala de Priscila de Paula Marques, Coordenadora Técnico Pedagógica do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital de Campinas. Por fim, pela Universidade Federal de Minas Gerais o Professor Raphael Augusto Teixeira de Aguiar, Coordenador Acadêmico do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais trouxe como tema a Estação de Pesquisa de Sinais do Mercado de Trabalho e a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (RORHES).
Como última atividade prevista na Programação da Oficina Regional Sudeste- RedEscola, a Reunião das Instituições Formadoras que compõem a RedEscola na Região Sudeste. Participaram desse encontro representantes das 13 instituições desta região ligadas à RedEscola.
Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento a todas e todos que estiveram presentes aos dois dias da Oficina, realizada nos dias 25 e 26 de junho. Sua participação ativa e dedicação foram essenciais para o sucesso do evento.
Agradecemos especialmente às instituições formadoras que compõem a RedEscola na Região Sudeste, cuja colaboração é fundamental para a promoção e fortalecimento da educação em saúde pública para o SUS.
Não poderíamos deixar de destacar e agradecer à equipe da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) pelo inestimável e incansável apoio e parceria na organização deste evento. Sua contribuição foi crucial para que pudéssemos proporcionar uma oficina de alta qualidade e produtiva para todos.
Juntos, continuaremos a construir uma rede cada vez mais forte e eficiente, dedicada ao aprimoramento das práticas em saúde pública em todo país
Nosso muito obrigado a todxs!