Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Saiba como foi o 1º dia de Oficina Regional Sudeste - RedEscola

Hoje, a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) deu início a um ciclo de 5 Oficinas Regionais que serão realizadas em todas as regiões do país. A Oficina Regional Sudeste, parte das atividades do Projeto de Fortalecimento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SGTES/DEGES/MS).

A Oficina, realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), celebra os 78 anos da ESP-MG, instituição que desde 1946 contribui para a formação da saúde pública mineira e a construção do SUS. O evento ocorre nos dias 25 e 26 de junho, na ESP-MG.

Com mais de 100 inscritos, a Mesa de Abertura contou com a presença de Poliana Cardoso Lopes, Secretária de Estado Adjunta de Saúde de Minas Gerais; Mara Guarino Tanure, Diretora-geral da ESP-MG; Márcia Fausto, Coordenadora da RedEscola; e Lívia Milena Barbosa de Deus e Méllo, Diretora do Departamento de Gestão da Educação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

O tema "Articulação de Redes de Educação Permanente e Formação em Saúde: em defesa do SUS" foi abordado na palestra de abertura por Lívia Méllo, Diretora do DEGES/MS. Em seguida, Amana Santana de Jesus, Assessora do Gabinete da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, discutiu o "Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS".

No período da tarde, Luiz Montenegro, Professor da Universidade Federal Fluminense, abordou o tema "Equidade LGBT e formação docente: 'o avesso do mesmo lugar'", destacando o fortalecimento do controle social através de ações educacionais para membros dos conselhos de saúde no SUS em Minas Gerais. Daniel Fernandes, da Coordenação de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG, encerrou o ciclo de palestras com reflexões sobre o desenvolvimento de ações educacionais.

Os participantes da Oficina dividiram-se em 2 grupos de trabalho para discutirem os temas distintos: Formação em Saúde e cenários de prática Experiências e desafios na conformação de cenários de prática para a formação em saúde e Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde Modos de gestão do trabalho e impactos na formação trabalhadoras/es SUS

Após um dia repleto de trocas produtivas e inspiradoras, a ESP-MG e a RedEscola convidaram todos para uma confraternização junina, celebrando com o melhor da cultura mineira.

A equipe da RedEscola agradece ao povo mineiro e, em especial, à equipe da ESP-MG por embarcarem conosco nesta missão. Amanhã tem mais!