RedEscola realiza 1ª Reunião do Grupo de Condução em 2019

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) já começou o ano de 2019 com muitas atividades importantes. Uma delas foi a primeira reunião do ano do Grupo de Condução, que foi realizada no dia 12 de fevereiro, em Brasília/ DF. Estiveram presentes 9 dos 10 membros titulares do Grupo, além de membros da equipe da Secretaria Técnica Executiva (STE) da Rede.

Os principais objetivos da reunião foram: traçar um plano de trabalho para 2019; fazer um balanço do projeto “Acreditação de Cursos Lato Sensu em Saúde Pública e Formação em Saúde Pública; uma possibilidade de caminhos convergentes”, que encerrou em dezembro 2018; e discutir o projeto “A nova formação em saúde pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem interprofissional”, que se encontra atualmente em execução.

Em relação ao projeto encerrado, a STE da RedEscola destacou que o projeto alcançou 100% da meta estabelecida, e ainda a ultrapassou: foram cinco cursos submetidos ao processo de acreditação pedagógica (meta 1 do projeto) e 610 novos sanitaristas formados em 10 instituições formadoras espalhadas pelas cinco regiões do Brasil (meta 2 do projeto). “Os resultados desse projeto são imensuráveis, vão muito além dos números. Precisamos dar continuidade para que o que já foi feito não se perca. E só conseguimos fazer isso em rede”, afirmou Célia Borges Santana, da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco.

Outros temas abordados foram a proposta de elaboração de um sistema de avaliação dos cursos de saúde pública das instituições formadoras, o projeto “Conhecer para Compartilhar, Compartilhar para Conhecer”, e o desenvolvimento de um plano de capacitação docente considerando a abordagem interprofissional.

Participaram da reunião as duas instituições representantes da região Norte (Universidade Federal do Acre e Escola Tocantinense do SUS); as duas representantes da Região Nordeste (Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, em Sobral/CE, e Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco); as duas instâncias que representam a Região Centro-Oeste (Escola de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia/ GO, Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso); as duas da Região Sudeste (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/ RJ, e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais); e uma representante da Região Sul (Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Também esteve presente a Escola Superior de Ciências da Saúde, de Brasília/DF, na qualidade de suplente da Região Centro-Oeste.