RedEscola inspira criação de rede peruana de formação em Saúde Pública

Inspirado na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), o Peru presenciou o nascimento de sua Rede Peruana de Docentes e Instituições Formadoras em Saúde Pública (REDISP). O evento de criação da Rede foi realizado em Lima nos dias 12 e 13 de abril, e contou com a participação do Diretor da ENSP, Hermano Castro, e da Vice-Diretora de Escola de Governo em Saúde e Coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Rosa Souza.

A experiência da RedEscola – atualmente composta por 53 instituições formadoras em todo o Brasil – serviu como exemplo orientador para a construção da rede peruana. A coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da Rede brasileira destaca o compartilhamento de valores entre as duas instâncias, como o fortalecimento e a consolidação de sistemas de saúde mais justos e equânimes.

“A importância do trabalho em rede para o fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde representa, para a Rede Brasileira, a expressão viva de que podemos e devemos trabalhar em parcerias para enfrentar os desafios presentes no campo da saúde pública”, ressalta Rosa Souza.

Durante o evento que resultou na criação da REDISP, Rosa apresentou a experiência da RedEscola como um espaço de construção e intercâmbio de conhecimentos e realização de ações cooperativas no que tange à formação em saúde pública no Brasil. O projeto de formação em saúde pública, concluído em 2018 e que resultou na formação de 610 novos sanitaristas em 10 estados brasileiros, mereceu destaque. Na ocasião, também foi apresentado o novo projeto da RedEscola, desenvolvido em parceria com a ENSP/Fiocruz e o Ministério da Saúde, que prevê a implementação de cursos de especialização latu senso em saúde pública nos 26 estados da Federação brasileira.

Sobre a Rede peruana

A REDISP tem como objetivo promover a formação de recursos humanos com competências no campo da saúde pública, e comprometidos com o desenvolvimento do sistema de saúde peruano. O plano de trabalho e as bases constitutivas da Rede peruana foram elaborados tomando como inspiração os documentos da RedEscola.

A Rede peruana foi pensada para ter alcance institucional e social, que envolva a comunidade academia, as esferas governamentais da área da saúde e a população. Defende a saúde como um bem público, e não como mercadoria, e busca apoiar o Peru na organização de um sistema de saúde com efetividade, equidade e baseado na Atenção Primária. O compartilhamento de experiências, conhecimentos e práticas é uma das diretrizes da REDISP.