Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

RedEscola, ENSP/Fiocruz e SGTES/MS presentes no V Congresso Internacional “Cuba Salud 2025”

Entre os dias 21 a 25 de abril, a Coordenadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), Profª Márcia Fausto, participou como uma das palestrantes do V Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, realizado dentro do V Congresso Internacional “Cuba Salud 2025”, em Havana. Ela integrou uma comitiva da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), que representa o Brasil no evento ao lado de outros pesquisadores da instituição.

O Congresso “Cuba Salud” é o principal evento da saúde pública cubana e um dos mais importantes da América Latina, reunindo especialistas de todos os continentes para debater os grandes desafios da saúde global, como o fortalecimento dos sistemas públicos no pós-pandemia, a equidade no acesso à saúde e a promoção do paradigma “Uma Saúde”.

Na mesa-redonda intitulada “Iniciativas e experiências inovadoras para a formação em Saúde Pública”, participaram Márcia Fausto (Brasil), Lázaro Díaz Hernández (Cuba) e Adriana Coser (Brasil), sob a moderação de Carlos Raúl del Pozo Cruz (Cuba). A Profª Márcia Fausto apresentou o papel estratégico da RedEscola na articulação interinstitucional entre Escolas do SUS, universidades e institutos, destacando também as ações colaborativas desenvolvidas no Brasil para o fortalecimento da Educação na Saúde e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com foco na diversidade de instituições formadoras e nos desafios territoriais vivenciados pelo SUS.

Também compondo esta mesa, esteve presente o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Felipe Proenço de Oliveira, reforçando a importância da interlocução entre as políticas públicas de educação na saúde e as estratégias de formação no contexto latino-americano.

A presença da RedEscola, da ENSP/Fiocruz e da SGTES/MS neste espaço de cooperação internacional reforça o compromisso das instituições brasileiras com a formação crítica e transformadora de profissionais de saúde, promovendo a articulação entre ensino, serviço e gestão, e contribuindo com soluções compartilhadas para os desafios regionais e globais da saúde pública.

Assista: https://www.instagram.com/reel/DI_QfcVRNBR/?igsh=MTkwbWdpeXF4aTNkZw==