Qualidade na Assistência à Saúde, com Inclusão: em busca de um agir comunicativo para a melhoria da gestão ( Saúde É Meu Lugar)

A mostra Saúde é Meu Lugar foi idealizada ao longo de vários meses dentro do projeto Qualidade na assistência à saúde, com inclusão: em busca de um agir comunicativo para a melhoria da gestão - que vem de uma parceria entre a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), a Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O principal objetivo desse projeto é elaborar estratégias que ajudem a formar uma cultura de qualidade na formação para a Atenção Básica, por meio de ações educativas nas instituições de ensino que formam para o SUS e integrando EducaçãoComunicação e Gestão.

O Saúde É Meu Lugar visa reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios, em todo o território nacional.

O projeto tem três etapas.

Primeiro, temos uma MOSTRA ONLINE, que recebe histórias dos profissionais de Saúde que atuam nos territórios. Estas histórias contadas – em texto, áudio, imagens e vídeos – são publicadas aqui no site da mostra, e também nos canais de mídias Saúde É Meu Lugar (MediumSoundCloudInstagram Youtube, e ainda divulgadas no Twitter e no Facebook).

A seguir, a partir de meados de 2017 e durante todo o ano de 2018, acontecem Mostras presenciais, no mínimo uma em cada estado do país. Nesses eventos, algumas histórias da Mostra Online são apresentadas, com o objetivo de disparar debates e discussões sobre a Saúde nos territórios. Essas Mostras são organizadas e realizadas pelas Escolas de Saúde Pública e Núcleos de Saúde Coletiva, Escolas Técnicas do SUS ou pelos próprios narradores (ACS, ACEs e profissionais da Atenção Básica que enviam histórias para o Saúde É Meu Lugar), que se tornam mobilizadores em seus municípios.

Por fim, todas as histórias e outros produtos recolhidos, acolhidos e armazenados (em meios físicos ou digitais) permanecerão acessíveis a toda a população brasileira, por tempo indeterminado, no site da mostra e nas mídias. Esta será a MOSTRA PERMANENTE, o principal legado do projeto Saúde É Meu Lugar para toda a população brasileira, que terá acesso ininterrupto a histórias de vida e trabalho contadas pelos narradores que atuam nos territórios da Saúde.

Conheça alguns produtos entregues pelo Saúde É o Meu Lugar:

• 26 Mostras Sociotécnicas em todas as regiões do Brasil
• 3.670 Participantes