Aconteceu nos dias 7 e 8 de março, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) a  Oficina de Construção do Projeto Político Pedagógico do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado da População em Situação de Rua. Este projeto  conta com parcerias da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) , da Coordenação de Acesso e Equidade CAEQ/SAPS/Ministério da Saúde,, dos movimentos sociais e instituições de ensino e redes parceiras tais como a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola).

O Projeto visa promover o direito à saúde da população em situação de rua, qualificando o processo de trabalho das equipes no âmbito da APS, com movimentos sociais e instituições de ensino parceiras, valorizando as práticas de cuidado territorial, a comunicação e a educação popular em saúde.

Estiveram presentes à Oficina diversos gestores da ENSP e na composição da Mesa de Abertura o Diretor da ENSP, Prof. Marco Menezes,  representantes da  CAEQ/SAPS/ , da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), da Fiocruz Brasília e de movimentos sociais.

É fato que as equipes precisam de profissionais capacitados, que reúnam diversos saberes e conhecimentos em torno da vida e da saúde da população em situação de rua, portanto, o investimento em formações que contribuam para que as equipes se aprofundem teoricamente sobre as temáticas que giram em torno dessa população.

Formação, reconhecimento e apoio às equipes, são aspectos importantes para a garantia de um cuidado mais integral, singular e que responda às principais necessidades da população em situação de rua. Além disso, há um trabalho temporal a ser realizado com as diferentes equipes que atuam na atenção básica para que acolham e se cooresponsabilizem pelo cuidado da população em situação de rua em um fazer articulado ao consultório na rua.