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Nova Formação em Saúde Pública

A Formação em Saúde Pública é uma ação desenvolvida e coordenada pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA), através de Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, SGTES/MS, e a Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP/Fiocruz, com o objetivo central promover a oferta de especialização em saúde pública no Brasil, contribuindo para que as práticas e a organização do trabalho em saúde estejam alinhadas com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.  Compromete-se com a realidade e necessidade do sistema de saúde na perspectiva do território como espaço das intervenções sanitárias e sociais. Busca também prover as Escolas de condições para desenvolver um novo ciclo de formação de sanitaristas no Brasil, conferindo qualidade, atualidade e regularidade na estruturação da oferta educativa, fortalecendo as políticas de saúde e respeitando a diversidade.

A primeira oferta, implementada em 2017, formou 610 sanitaristas em 10 instituições integrantes da RedEscola: Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Escola de saúde Pública do Paraná, Escola de Saúde Pública do Ceará, Escola de Saúde Pública da Bahia, Escola de Saúde Pública de Pernambuco, Escola Tocantinense do SUS, Escola de Saúde Pública de Goiás, Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Já a segunda oferta, com implementação em 2019, expandiu a oferta para uma das 53 instituições integrantes da RedEscola em 26 estados brasileiros, acrescentando à proposta os princípios e pressupostos básicos da educação interprofissional, considerada como um prática complexa e fundamental para a prática colaborativa entre os diversos profissionais que atuam na atenção à saúde, buscando superar a fragmentação do trabalho nessa área.

Destaca-se que desde a concepção até a implementação, o Projeto foi coletivamente construído no tocante aos princípios e pressupostos básicos político pedagógicos, assim como o perfil esperado do sanitarista a ser formado, potencializando ainda mais cada institução integrante e o próprio trabalho em rede desenvolvido pela RedEscola.