Grupo de Condução
A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública possui uma estrutura colegiada de gestão da Rede, denominada Grupo de Condução. O grupo é composto por 10 representantes titulares e cinco suplentes, escolhidos entre os membros participantes da Rede a partir de critérios de representatividade das diferentes regiões do país e de engajamento nas atividades da Rede. A periodicidade de reuniões do grupo de condução é de 3 meses.
Esses representantes são preferencialmente gestores ou indicados pela direção dessas instituições. A escolha desse colegiado se dá nas plenárias da Rede, e sempre com a consulta aos membros presentes à reunião anual, onde também acontece a nomeação de cinco suplentes para eventuais substituições, considerando a disponibilidade e o compromisso de assumir tarefas no grupo.
O Grupo de Condução deve ser renovado parcialmente a cada dois anos nas reuniões nacionais. A renovação parcial visa o não comprometimento do andamento dos projetos em desenvolvimento na Rede. A substituição é sempre de 50% dos membros a cada renovação.
As reuniões do Grupo de Condução são sediadas nas Escolas que integram o colegiado. Sua organização é feita de forma conjunta entre a escola anfitriã e a Secretaria Técnico-Executiva da RedEscola.
São atribuições do Grupo de Condução:
- Elaborar, executar e monitorar a agenda da Rede;
- Propor e criar espaços de discussão;
- Intercambiar informações, recursos para socializar e potencializar os atores da rede;
- Estimular no âmbito da Rede os debates temáticos pautados nas grandes reuniões;
- Exercitar coletivamente a coordenação da Rede;
- Representar a Rede perante as instâncias nacionais.