Moodle na RedEscola

O projeto Moodle na RedEscola consiste em uma proposta de Cooperação entre a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP (VDEGS)/Fiocruz, a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD/VDE/ENSP) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA), apoiando vinte das instituições formadoras integrantes da REDESCOLA no desenvolvimento de projetos educativos, presenciais e a distância, com uso do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

Caracterizado como “transferência de tecnologia”, o projeto vai além ao promover a autonomia da instituição de ensino no uso de modelos pedagógicos próprios e de acordo com sua cultura institucional. Propõe tecnologias que estejam voltadas aos interesses educacionais da escola, buscando assim, romper com a tendência do uso instrumental e acrítico de recursos tecnológicos para a educação.

O projeto é realizado em três etapas:

1. a identificação das condições locais para implantação do Moodle; reunião (WebConferência) para esclarecimentos mútuos sobre o projeto,
  2.  a experiência/organização local e a solicitação de providências para a realização das Oficinas;
  3. realização das Oficinas de instalação, configuração e uso educacional do Moodle (presenciais).

O projeto foi realizado em 12 escolas, sendo que cinco destas apresentam  cursos concluídos, ou em execução presenciais, ou à distância, com o uso do Moodle já em funcionamento. As instituições que aderiam ao projeto, e implantaram suas ações no ano de 2016 foram:  Escola de Saúde Pública de Goiás, Escola Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia/GO, Escola de Formacão em Saúde Saúde da Família Visconde de Sabóia/CE, Universidade Estadual do Vale do Acaraú/CE, Escola de Saúde Pública do  estado do Ceará, Universidade Federal de Rondônia, Escola de Saúde Pública do estado Paraná, Escola de Saúde Pública do estado Mato Grosso e Escola de Saúde Pública do estado  de Minas Gerais.

Em 2017 mais 03 instituições formadoras foram aderiram a  implantação do projeto Moodle na Rede:  a Universidade Federal do Acre, a Escola de Saúde Pública do estado de Rio Grande do Sul e a Escola de Saúde Pública do  estado de Mato Grosso do Sul.

Desde sua implantação esse projeto já beneficiou mais de 3.000 pessoas, entre alunos do campo da saúde pública e trabalhadores do SUS.