Livro: Nova Formação em Saúde Pública: Aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola

A inspiração para a elaboração dessa segunda publicação toma como fio condutor o livro anterior, "RedEscola e a nova formação em saúde pública", que retrata o processo de concepção e o início do desenvolvimento dos cursos de Especialização em Saúde Pública em dez estados do território nacional. O volume atual traz os acúmulos da consolidação dessa experiência.

O projeto intitulado “A Acreditação Pedagógica de Cursos lato sensu em Saúde Pública e a Formação em Saúde Pública: uma possibilidade de caminhos convergentes”, firmado entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), foi coordenado pela Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, sediada na ENSP, e reuniu dois componentes: (1) Acreditação Pedagógica, desenvolvido em parceria com a Abrasco e (2) Formação em Saúde Pública, abordado neste livro.

Dois anos após a implementação, os cursos foram concluídos. Os movimentos e os ritmos, no âmbito das dez instituições formadoras envolvidas, foram vigorosos, dinâmicos e singulares. Foram justamente o respeito às diversidades e o acolhimento das heterogeneidades que, ao traduzirem essa riqueza de olhares e fazeres, favoreceram a introdução de um conjunto de inovações, sobretudo gerenciais e pedagógicas.