Livro: A Educação como Elemento Transformador do Trabalho em Saúde: Formação em Saúde Pública no SUS em Pernambuco

Esta obra é um dos resultados da experiência da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), entre 2016 e 2017, na construção e realização do Curso de Especialização em Saúde Pública, um dos componentes do projeto “Acreditação Pedagógica dos Cursos lato sensu em Saúde Pública e a Formação em Saúde Pública: uma possibilidade de caminhos convergentes”, coordenado pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola).

O livro está estruturado em duas seções: “A Educação como Elemento Transformador do Trabalho em Saúde” e “Desafios Cotidianos da Gestão do SUS”, com um total de 45 capítulos que agregou a dedicação de 63 autores e atores que constroem diariamente o Sistema Único de Saúde em diversos municípios e na gestão estadual da saúde em Pernambuco.

A organização foi compartilhada por Bruno Costa de Macedo, Domitila Almeida de Andrade e Emmanuelly Correia de Lemos. Para os organizadores, este livro representa a riqueza das miudezas, da sensibilidade e atenção para identificar problemas não tão óbvios e propor soluções tão despretensiosas quanto revolucionárias, tão simples quanto a complexidade de se “fazer cuidado”. Com esta produção, a ESSPE reafirma sua resistência e compromisso com o direito à saúde pública e de qualidade, a cidadania e o estado democrático de direito.