Fortalecimento da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde - Projeto OUVSUS

O Projeto Fortalecimento da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde, foi fruto da parceria entre a Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS/MS), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) juntamente com a sua Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD/ENSP).e tendo sua Coordenação Nacional pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública - RedEscola

O projeto teve como objetivo geral ofertar conteúdos sistematizados e atividades educativas que promovam a capacitação de gestores e profissionais de ouvidoria, de forma a qualificar o atendimento ao cidadão na garantia de direitos e melhoria do sistema de saúde.

O Projeto contou com ciclos de Oficinas Remotas que ofereceram conteúdo diversificado, promovendo a qualificação e formação dos trabalhadores das Ouvidorias do SUS, incentivando o aprimoramento de suas práticas e fortalecendo a Rede de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde.  Os conteúdos foram divididos em três unidades de aprendizagem (UA1, UA2 e UA3) ministradas por Facilitadores de Aprendizagem e Apoiadores Pedagógicos, As atividades aconteciam em dois turnos, tanto pela manhã como à tarde, via plataforma Zoom. Ao todo, foram  6 (seis) dias intensos de aprendizado e interação

Os ciclos de Oficinas Remotas receberam ouvidores vindos de todas as regiões do Brasil para esta oferta educativa. Contamos com representantes de todos os estados da federação.

Produtos entregues com as Oficinas Remoto:

• 29 Oficinas remotas
• 949 Profissionais Capacitados
• 845 Instituições alcançadas
• 569 municípios de todos os estados brasileiros

O Projeto também ofertou um ambiente virtual criado pela CDEAD/ENSP. Esse ambiente de aprendizagem foi concebido a partir de uma proposta de programa de formação como uma Comunidade de Práticas, planejada e organizada para ser um espaço dinâmico, vivo, de intensa e contínua interação entre os participantes, e contou com o auxílio de facilitadores que atuavam como mediadores pedagógicos no processo de compreensão dos temas apresentados e nas discussões.

A Comunidade de Práticas tem como objetivos oferecer um espaço de reflexão e diálogo que estimule muitas trocas e compartilhamento de informações, experiências e formas de atuação entre os diferentes profissionais que compõem as ouvidorias do SUS; promover a qualificação e a formação dos trabalhadores das Ouvidorias do SUS, ampliando e consolidando a Rede de Ouvidorias do SUS, entre outros.

Produtos entregues com a Comunidade de Práticas:

• Estruturação do ambiente virtual
• Capacitação de facilitadores
• 1.020 Ouvidores em formação.

Saiba mais sobre a Comunidade de Práticas: https://youtu.be/iAIA_SAxGQA?si=PaZZsHh3wSlFg3kk

O Projeto OUVSUS contou com processo de avaliação e monitoramento do desenvolvimento das atividades pedagógicas produzidas nas etapas acima, possibilitando assim uma pesquisa na área de ouvidoria e participação social, aplicada aos processos de integridade institucional; na área correcional, envolvendo atividades disciplinar e responsabilização administrativa de entes privados; na área de gestão de riscos institucionais aplicada ao campo da saúde pública onde foi produzida uma Oficina para discussão e desenvolvimento da metodologia desta pesquisa.

Projeto Fortalecimento da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde, caracterizou-se como parte de um processo de educação permanente que objetiva contribuir para a consolidação e fortalecimento da Rede de Ouvidorias do SUS.

Saiba mais sobre o Projeto: https://youtu.be/TElU-6SkgG0?si=cS8u9YLGujRSPuR4