ESP-RS inaugura curso de especialização em saúde pública com participação da RedEscola

No dia 26 de abril, a Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP-RS) realizou a aula inaugural da 4ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola). Estiveram presentes ao evento o diretor adjunto da ESP-RS, Marcos Costa, a vice-reitora da UERGS, Sandra Monteiro Lemes, a coordenadora do curso, Fatima Plein, e a coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Rosa Souza.

Com o tema "Educação Interprofissional em Saúde: uma estratégia potente para o fortalecimento do SUS", a Profª Rosa Souza focou sua apresentação na importância da formação de profissionais comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e sobretudo reforçou que esta sessão se constitui em uma excelente oportunidade para compartilhar com os futuros sanitaristas a proposta do curso. “Ancorada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), essa proposta tem como ideia-força a educação interprofisisonal para promover práticas colaborativas, com o objetivo de responder às demandas da população no âmbito do SUS”, destacou.

A Profª Fátima Plein, destacou que formação dos trabalhadores é fundamental para a consolidação do SUS, e lembrou que esta é a 38ª turma de formação de sanitaristas da Escola, sendo a 4ª realizada em parceria com a RedEscola. “Nesta edição, a ênfase em Educação Interprofissional vem acrescentar e fortalecer a potência da troca de saberes, a integração das práticas, o fortalecimento do princípio da atenção integral e o respeito ao sujeito”, menciona.

Durante o evento, foi lançado o livro “Nova Formação em Saúde Pública – Aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola”, organizado por Rosa Maria Pinheiro de Souza e Patrícia Pol Costa. Cada aluno da especialização ganhou um exemplar.

O curso realizado pela ESP-RS tem 43 alunos, oriundos de 23 municípios do estado do Rio Grande do Sul, e duração prevista até setembro de 2020. A iniciativa faz parte do Projeto “Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem Interprofissional”, uma parceria entre a ENSP/Fiocruz e o Ministério da Saúde, coordenada pela RedEscola. O projeto pretende formar 600 sanitaristas em 26 Estados brasileiros.