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ENSP participa de Congresso Internacional de Educação Superior

A ENSP/Fiocruz participou, no dia 8 de fevereiro, do IX Workshop Internacional Educação Médica: desafios e perspectivas, como parte das atividades acadêmicas do 13º Congresso Internacional de Educação Superior – UNIVERSIDAD 2022, realizado de 7 a 11 de fevereiro em Havana, Cuba. Participaram do workshop internacional, representando a Direção da ENSP, a professora Rosa Souza, da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP) e coordenadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola/ENSP), que coordenou o painel Formação Interprofissional em Saúde, o professor Frederico Peres, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), e a professora Ana Laura Brandão Motta, da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP), que proferiram a conferência Insegurança Alimentar e Emergência Climática: dois lados de um mesmo desafio para a saúde pública na América Latina.

 

O congresso, que tem importante tradição e reúne profissionais e trabalhadores da Saúde de diversos países, trouxe um conjunto de atividades de interesse para a saúde pública. A conferência de abertura, intitulada Gestão de Governo baseada na ciência e inovação: avanços e desafios, foi proferida pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bérmudez. 

 

O convite à participação da ENSP no congresso se deu por intermédio da União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL) – organização acadêmica criada em 1949 com o propósito de fomentar a cooperação regional para o fortalecimento do ensino superior. Como membro da organização do congresso, a UDUAL esteve responsável pelo workshop internacional.

 

Para o assessor da UDUAL com a Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina (RESP), Patricio Yepez, a UDUAL promove a formação de educadores como investimento estratégico em diferentes áreas do conhecimento. Segundo ele, a formação interprofissional é uma das prioridades neste processo: “Inscrito nessa dinâmica, destacamos a oficina realizada em Havana, no Congresso Universitário 2022, sobre formação interprofissional em saúde, liderada por Rosa Souza, da ENSP”.

 

Coordenadora do painel Formação de Educadores: experiências na Formação Interprofissional em Saúde, Rosa Souza ressalta que o evento teve como objetivo lançar olhares cruzados sobre as distintas experiências de implantação da educação interprofissional e da prática colaborativa na saúde em diferentes instituições formadoras. 

 

No painel, foram apresentadas quatro experiências sobre a formação profissional na perspectiva da educação profissional em saúde: uma de Cuba, duas da Colômbia e uma do Brasil.

 

Natacha Nescaille Elias, da Universidade de Ciências Médicas de Havana, apresentou A experiência cubana na formação interprofissional no setor de Saúde, explicitando o desafio atual da universidade em manter seu modelo de universalidade, moderna, humanista, universalizada, científica, tecnológica, inovadora e integrada à sociedade. Ela destacou o plano de ação e as linhas de trabalho envolvendo as distintas formações de graduação e a evidência da Educação Interprofissional na Saúde e Prática Colaborativa em tempos de Covid-19, evidenciando a importância do incremento do vínculo entre a universidade e a sociedade. Ela reforçou que, no contexto atual da pandemia, são necessárias equipes colaborativas e interprofissionais.

 

Liliana Arias-Castillo, da Universidade del Vale (Cali), Colômbia, expôs a inovadora experiência denominada Atenção interprofissional incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para pessoas com diversidade sexual. Salientando o Programa Interprofisisonal para a Atenção, ela abordou não somente a inovação educativa e a geração de conhecimentos, mas também a inovação e inclusão social, apontando para a importância das alianças tanto nacionais como internacionais para alcançar os objetivos do programa. 

 

Piedade Serpa, da Faculdade de Ciências Médicas e de Saúde e Escola de Medicina da Universidade de Santander, Colômbia, que brindou os participantes do evento com o tema Educação Interprofissional: acertos e desafios na formação de educadores a partir da experiência, enfatizou o papel e os atributos do professor como um embaixador da interprofissionalidade, assim como as competências do docente do século 21. A expositora explicou detalhadamente como se tem desenvolvido a estratégia da Educação Interprofissional e Prática Colaborativa na Universidade de Santander, além dos desafios e avanços já alcançados.

 

Em seguida, finalizando o painel, Rosa Souza realizou sua exposição sobre A Educação Interprofissional e a Prática Colaborativa na RedEscola. Ela destacou a formação de 1.013 sanitaristas, dentro do enfoque da Educação Interprofissional, em pleno tempo pandêmico, com 26 turmas distribuídas em todos os estados brasileiros, assim como o conjunto de eventos realizados com as instituições formadoras envolvidas, especialmente a formação de formadores e a investigação denominada A educação interprofissional: construindo evidências na nova formação em saúde pública na RedEscola. Ela também destacou a publicação do e-book A educação interprofissional e o trabalho colaborativo no enfrentamento da Covid-19, lançado em novembro de 2021.

 

Para Rosa, o painel consistiu em uma rica troca de experiências diversas, que contribui para aprofundar e robustecer a Educação Interprofisisonal, corroborando a necessidade de qualificar os profissionais de Saúde para o desenvolvimento da prática colaborativa tão importante e necessária para a melhoria da Atenção à Saúde dos povos. As apresentações encontram-se disponíveis, na íntegra, no canal da RedEscola no Youtube. 

 

Ainda no marco das atividades do IX Workshop Internacional Educação Médica: desafios e perspectivas, os professores Frederico Peres e Ana Laura Brandão Motta proferiram a conferência Insegurança Alimentar e Emergência Climática: dois lados de um mesmo desafio para a saúde pública na América Latina. Os professores destacaram o grande interesse, demonstrado pela organização do evento e seus participantes, sobre as interfaces entre a insegurança alimentar e nutricional e a crise climática na América Latina, tema que vem sendo abordado pelo I Ciclo de Talleres da RESP, coordenado por ambos. 

 

Para Frederico e Ana Laura, trata-se de um dos maiores e mais complexos desafios da saúde pública regional, que vem sendo agravado pela pandemia de Covid-19 e, portanto, deve ser objeto de cuidadosa análise por parte de instituições formadoras, seja na graduação, pós-graduação ou no ensino técnico em Saúde, já que suas interfaces e consequências serão fortemente vivenciadas pelos trabalhadores da Saúde formados por essas instituições. Por esta razão, destacam os professores, espaços como o do IX Workshop Internacional e do I Ciclo de Talleres são estratégicos para a construção conjunta de estratégias de enfrentamento e fortalecimento da formação em saúde, com destaque ao papel das Escolas de Saúde Pública da América Latina.

 

A conferência dos professores Frederico Peres e Ana Laura Brandão Motta no 13º Congresso Internacional de Educação Superior e as oficinas do I Ciclo de Talleres encontram-se disponíveis, na íntegra, no canal da RESP América Latina no YouTube

 

Fonte:http://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/527