Dirigentes de Instituições Formadoras de 24 Estados participam de Seminário sobre a Nova Formação em Saúde Pública

Dirigentes de instituições formadoras de 24 Estados da Federação estiveram reunidos no dia 13 de fevereiro, em Brasília/DF, para um Seminário de Capacitação das Instituições Formadoras participantes do projeto “Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública; uma abordagem interprofissional”. O projeto prevê a formação de 650 novos sanitaristas em 26 estados brasileiros, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGETS/MS) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Na ocasião, houve uma introdução à discussão da abordagem interprofissional na formação em saúde pública, com importantes debates sobre o tema. Também foi abordada a governança do projeto, entre outros temas suscitados pelas discussões.

O projeto “Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública; uma abordagem interprofissional” pretende ampliar a oferta dos cursos lato sensu em saúde pública no Brasil, contribuindo para a qualificação das práticas profissionais de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e considerando a organização do sistema no território. Ancorada na Política de Educação Permanente, a Educação Interprofissional aparece como um eixo integrador, na perspectiva de favorecer a adoção de práticas colaborativas na atenção à saúde.

Participaram representantes de instituições formadoras dos Estados de: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Os representantes das instituições formadoras de Paraná e São Paulo justificaram a ausência.