Desenvolvimento Institucional - Comunicação e Gestão Escolar

O principal objetivo do Projeto de Desenvolvimento Institucional foi contribuir para a reflexão crítica das práticas de governança das Escolas. Nesse sentido, elas tiveram acesso a qualificação nas áreas de comunicação e gestão escolar por meio de um curso semipresencial de Aperfeiçoamento, gestão dialógica e comunicação para a gestão escolar. Foram promovidos três momentos presenciais com duração de uma semana cada; além disso, houve 120 horas/aula a distância, realizadas com o apoio da plataforma de Educação a Distância (EaD) da ENSP. O curso, direcionado aos profissionais de comunicação e gestão das Escolas, foi estruturado em três unidades de aprendizagem: a) Uma Escola possível? Primeiros consensos; b) Enredamento: pessoas, processos e contexto; e c) Construindo uma nova governança.