Curso Nacional de Qualificação das Auditorias e Ouvidorias do SUS

A Rede Brasileira de Escola de Saúde Pública – REDESCOLA, conta com 49 instituições de ensino distribuídas em todos os estados brasileiros, e tem como missão articular e fortalecer as Escolas e os Centros Formadores em saúde pública, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da educação na saúde, a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.
O Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS é resultado de um trabalho articulado entre o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (DOGES) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) – da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, REDESCOLA.
O objetivo central da formação era desenvolver um programa para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria, e do Sistema Nacional de Ouvidoria, que fortalecessem as Ouvidorias e Auditorias do SUS como instrumentos fundamentais para a gestão do SUS, destacando a importância de um trabalho articulado entre ambas, como previsto pela Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (ParticipaSUS).
A estrutura e a organização do curso foram planejadas em oficinas coletivas que reuniram gestores, trabalhadores, pesquisadores e docentes que discutiram uma proposta político pedagógica capaz de abranger a envergadura e o ineditismo da proposta, levando em conta, ainda, as especificidades entre as áreas. A ideia era desencadear ações metodológicas que atendessem as necessidades de cada componente e ao mesmo tempo fossem sinérgicas a ambos, e que operassem, sobretudo, no sentido de ampliar a vocalização das necessidades da população e interviessem nas práticas cotidianas dos seus serviços.
Para tanto, concepção pedagógica foi inspirada na abordagem por competências no processo ensino-aprendizagem, reconhecendo que seu desenvolvimento permite ao aluno conviver com a diversidade e com o mundo do trabalho e dá espaço para metodologias e estratégias pedagógicas que favorecem o diálogo e o compartilhamento de diferentes saberes.
O Curso qualificou 1.000 alunos, em 27 instituições de ensino parceiras da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – REDESCOLA, uma por estado brasileiro. Mobilizou 184 facilitadores de aprendizagem, além de uma diversidade de atores, que celebraram a potência da gestão participativa e do trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da educação na saúde.
Destaca-se ainda, que a proposta permitiu a produção e validação do material pedagógico utilizado, também coletivamente construído, com a participação de trabalhadores das Ouvidorias e Auditorias do SUS, oriundos tanto do Ministério da Saúde quanto das secretarias estaduais e municipais de saúde, além de pesquisadores e docentes da ENSP. O material se encontra disponível na internet para uso público.
Finalmente, a experiência e resultados alcançados pelo desenvolvimento, implementação e execução do Curso Nacional de Qualificação das Ouvidorias e Auditorias do SUS representam a potência do diálogo e da cogestão em rede para as estratégias formativas dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.