Acreditação Pedagógica dos Cursos Lato Sensu em Saúde Pública

Este é um projeto que se concretiza em concomitância com o da Formação em Saúde Pública. Juntos, eles trabalham duas antigas demandas das Escolas da Rede: a acreditação pedagógica e a nova formação de sanitaristas. O objetivo geral da acreditação é melhorar a qualidade da oferta dos cursos lato sensu em Saúde Pública no Brasil, por meio de um processo de avaliação interna e externa e uma pactuação entre os atores envolvidos no gerenciamento coletivo da qualidade. Esse processo é fruto de uma cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a francesa École dês Hautes Études en Santé Publique (EHESP).

No ano de 2017 foram realizadas  três oficinas de mobilização. Esses eventos  tem como objetivo apresentar o processo de acreditação estimulando a  instituição formadora a ingressar na trajetória da qualidade. Visa reforçar a importância de desenvolver e consolidar uma cultura da qualidade. Esses eventos aconteceram, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz),  na Escola de Saúde Pública do estado de  Mato Grosso do Sul e  na Escola de Saúde Pública do estado de Pernambuco.

Dentre os avanços desse componente destaca-se a acreditação dos cursos de: Especialização em  Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do estado do Ceará, de Especialização em Saúde Pública do Estado de Minas Gerais e de Especialização em Formação de Gestores  para o SUS do Estado do Paraná, no final de 2016.