1º dia da Oficina Regional Sul - RedEscola em Florianópolis/SC!
Com o apoio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) e da Escola de Saúde Pública de Florianópolis (ESP-Floripa), a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública - RedEscola dá início a dois dias de intensa troca de conhecimentos e experiências no Auditório do LACEN na cidade de Florianópolis.
O dia começou com a Cerimônia de Abertura, que contou com a presença de importantes autoridades incluindo representantes, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, assim como as dirigentes da ESPSC, ESP-Floripa e a Coordenadora da RedEscola.
Pela manhã, foi realizada a Mesa de Abertura, onde temas essenciais para a qualificação dos trabalhadores do SUS foram debatidos por Eline Ethel Fonseca Lima (CGESC/SGTES/MS), Fernando César Chacra (DEPS -Prefeitura de Campinas).
Durante a tarde, instituições formadoras da Região Sul compartilharam suas experiências e iniciativas inovadoras:
- ESPSC apresentou o desenvolvimento do Programa de Fomento à Especialização Profissional para Atenção Primária à Saúde;
- ESPPR apresentou uma avaliação dos efeitos de cursos de aperfeiçoamento na modalidade EAD com tutoria, destacando os impactos dessa metodologia na formação contínua dos profissionais de saúde;
- ESP-Floripa discutiu os desafios e oportunidades do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).
Esses encontros são fundamentais para o fortalecimento das Escolas de Saúde Pública em todo o Brasil, pois proporcionam um espaço privilegiado para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre as instituições. Organizados pela RedEscola, eventos como este são essenciais para consolidar a rede, promover a integração regional e desenvolver estratégias coletivas que contribuem para a formação de um SUS mais qualificado, equitativo e acessível a todos.
A oficina continua amanhã, com mais discussões e avaliações!