Escola De Formação Em Saúde Da Família Visconde De Saboia

Inaugurada em 2001, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral (CE), tem como foco prioritário a qualificação dos trabalhadores da saúde vinculados ao Sistema Municipal de Saúde de Sobral.

Constitui-se enquanto um espaço institucional que “acolhe, planeja, organiza, desenvolve tecnologias e dissemina ações educativas em Saúde”. Visa, entre outros aspectos, fortalecer o SUS, a partir da estratégia de educação permanente e contextualizada em Saúde. Insere-se na perspectiva de uma escola cidadã concebida por Gadotti (2006) na medida em que é pública quanto à sua clientela (é de todos e para todos), estatal quanto a sua fonte financiadora e democrática quanto ao seu modelo de gestão.

Realiza atividades nas modalidades presenciais, semipresenciais e Educação à Distância, das quais se destacam: ações sistemáticas de educação permanente em saúde, apoio pedagógico e institucional nos territórios da Estratégia da Família, ações de educação popular em saúde, cursos técnicos e pós técnicos, programas de residência multiprofissional em saúde e programas de residências médicas. Desenvolve, ainda, atividades de integração ensino serviço e comunidade e regula a oferta de estágios que tenham como lócus o Sistema de Saúde de Sobral. No campo da pesquisa, a EFSFVS atua no apoio e realização de pesquisas no âmbito do sistema local de saúde, bem como promove a disseminação de práticas e estudos científicos, por meio da Revista Sanare. É responsável, ainda, pelo Núcleo de Evidências em Saúde, fomentando o uso de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das ações e projetos para a saúde.

Av. John Sanford - Junco, Sobral - CE, 62030-000
Nordeste